Uma autêntica noite de forró embalada pelo xote, xaxado e baião. Foi assim o lançamento do São João da Bahia para cerca de 500 operadores de turismo e agentes de viagem de São Paulo, na última quarta-feira (28), na capital paulista.

Os empresários e trabalhadores em turismo de São Paulo dançaram e cantaram os grandes sucessos do forró baiano, que estava representado por artistas como Adelmário Coelho, Zelito Miranda e Del Feliz.

O secretário do Turismo da Bahia, Antônio Carlos Tramm, disse que o objetivo do evento foi dar para os paulistas uma ideia de como é o São João no estado. “Muitos só conhecem o nosso Carnaval e desconhecem o fato de termos a maior festa regional do Brasil, que ocorre em mais de 400 municípios”, afirmou.

Os investimentos da Setur e da Bahiatursa na promoção e realização do São João são de R$ 11 milhões.

A Secretaria do Turismo e a Bahiatursa resolveram apostar nos paulistas para desenvolver a campanha para atração de visitantes durante os festejos juninos. Além dos paulistas, o São João da Bahia está sendo divulgado em Minas Gerais e em diversos estados do Nordeste.

Empolgados, alguns operadores paulistas asseguraram a comercialização de pacotes para a Bahia durante o mês de junho. O gerente de Vendas da CVC, que é responsável por mais de duas mil agências, Silvo Luiz, declarou que o São João da Bahia é um produto muito interessante. “Vendemos tudo o que está em nossa prateleira e a Bahia sempre oferece bons produtos, e este, com certeza, será bem vendido”, contou.

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, ressaltou algumas metas a serem concretizadas este ano. “Esperamos um incremento de 15 a 20% na ocupação hoteleira e o crescimento na venda de pacotes”, observou. Ela informou que os municípios litorâneos têm uma grande capacidade para absorver um alto número de turistas.

Festa em todos os cantos do estado

O São João da Bahia acontece em mais de 400 municípios, mas três se destacam. Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim recebem grande parte das 400 mil pessoas que deixam Salvador para curtir os agitos do interior e arrecadam mais de R$ 25 milhões com a festa.

Durante o São João, as cidades investem pesado na contratação das atrações e nos preparativos para a festa.

Para quem não curte grandes agitos, as opções são os municípios de menor porte, onde há apresentação de trios de forró e o tradicional São João da zona rural, muito comum nos pequenos distritos.


Contagem Regressiva

Faltam 53 dias para o São João


Forró Pro Mundo

O Blog ShoW do Forró