Caso de Amor

Criada em Fortaleza, em 2002, a Aviões do Forró é comandada desde o início pelos cantores  Solange Almeida, 38 anos, e José Alexandre, o Xand, 30. A relação com a Bahia é intensa e definida pela dupla  como “um caso de amor”. Volta e meia a banda toca por aqui, em grandes festas como o Festival  de Verão Salvador, onde já se apresentou quatro vezes.  

Destaque na cena do forró eletrônico  nacional, a Aviões tem um repertório marcado por grandes hits. Músicas como Dá Beijinho Que Passa, Novo Namorado e Correndo Atrás de Mim, que estourou após ter feito parte da trilha sonora da novela Avenida Brasil, na Globo. Foi o tema da atriz Ísis Valverde, que interpretou a periguete Suellen. “A música ajudou muito o Aviões a atingir um melhor patamar. Chegamos a regiões em que não havíamos tocado antes, e não sabíamos que chegaríamos a essa dimensão”, afirma Xand.

Essa não foi a primeira música da banda que virou sucesso em novelas. Em 2011, a canção Ovo de Codorna,  interpretada por Xand, também ficou conhecida através da novela  Morde & Assopra, da mesma emissora.

Gonzaga

Como a maioria das bandas de forró, a Aviões  se inspira no universo de Luiz Gonzaga (1912-1989). Só que já nasceu no contexto animado do forró eletrônico, marcado por shows com muita pirotecnia e  dança.

“O forró eletrônico não foi apenas uma onda, ele sempre foi uma realidade que resurgiu com uma nova roupagem e que teve três grandes momentos. O início de tudo foi com Luiz Gonzaga, depois o Mastruz com Leite, que abriu as portas, e o Aviões, que quebrou barreiras. Então, ele sempre existiu, só que era bastante associado a fome, miséria, sertão, e hoje não, tudo se modernizou”, explica o vocalista da Aviões.

Solange reafirma a grande contribuição de Luiz Gonzaga no trabalho da banda. “A gente toca forró, e todo tipo de musicalidade do gênero tem descendência de Luiz Gonzaga, só que tudo muito moderno, mas nossa raiz e influência, sem dúvida, é o mestre Luiz”, reforça a moça.

Carnaval baiano

Além das festas juninas, quando marcam presença em várias cidades baianas, a Aviões também tem cadeira cativa no Carnaval de Salvador. Desde 2009, Solange e Xand puxam o bloco da própria banda, Aviões Elétrico, na maior festa baiana.

Apesar de ser uma ocasião mais propícia ao axé e pagode, o forró do Aviões é muito festejado no circuito Barra/Ondina, onde desfilam na noite de sexta. “Mais uma vez vamos estar no Carnaval, puxando o bloco Aviões Elétrico que, graças a Deus, é um dos mais procurados daquele circuito”, comemora Xand. Ou seja, para o Aviões, o forró não tem estação.

MATÉRIA ORIGINAL: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/banda-avioes-do-forro-comemora-dez-anos-e-lanca-cd-com-24-sucessos/